domingo, 22 de novembro de 2009

Conjulgar os verbos "viver" e "aprender" na mesma frase...

Se a vida fosse um filme, eu daria como sinopse: " Constante aprendizagem". Nós seres humanos, temos uma vantagem em relação aos outros seres. Temos a capacidade de aprender. Nos primeiros anos de vida, aprendemos o básico, porém essencial para a vida toda. Falar, comer, sentar, andar... São coisas aos quais nossos pais nos ensinam desde bebezinhos. Eu particularmente, aprendi isso e muito mais. Aprendi que nem sempre é preciso uma comparação para começar a dar valor na nossa própria vida. Aprendi a criar laços de amizade, e transformar os amigos em família. Transformar o pouco e algo grandioso. Aprendi a amar desde pequeno. Aprendi também a ser amado. Aprendi que tudo na vida tem um sentido e um porque, basta voce abrir os olhos para enxergar. Nossas vidas nem sempre são só sorrisos. Lágrimas, compaixão, união e solidariedade também fazem parte do cotidiano de um verdadeiro ser humano, que vive e que gosta de viver. Que sabe viver. Falar da vida é algo tão complexo, não? De onde viemos e para onde vamos? Enfim, as perguntas sem resposta são muitas. E muitas das vezes nos fazem parar o que estamos fazendo para refletir. Refletir! Ah, refletir! Como é bom parar e pensar. Revisar. Rever. Rever e rever. Consertar um erro e aprender com ele. Simplesmente aprender... A vida é sim uma constante aprendizagem, ao qual nos tornamos maduros e estamos prontos para sermos nós mesmos. Não podemos é ter medo de viver. Temos que estampar um sorriso no rosto e dizer sim à vida. Dizer sim à Deus. Abraçar uma causa e defender o amor à todas as coisas. Porque no final de tudo, meu amigo, a vida foi apenas um filme, e cabe a voce escrever o seu final.

2 comentários:

  1. Bom Gustavo. Tenho sempre que parabenizá-lo por seus textos mais que reflexivos. Viver é um desafio no qual encontramos muitos obstáculos. Esses, por vezes, de um tamanho imensurável. Nem semopre é fácil saltar muralhas, navegar todo um oceano de problemas e coisas do tipo. Mas é justamente isso que consiste a nossa vida. Saltar muralhar de dificuldades e resolver problemas, muitas vezes, que nem são nossos.
    As coisas que aprendemos desde criança são, de fato, toda a base de nossa vida. Para citar como exemplo: eu estava em Goiânia no último sábado, sentado na praça Novo Mundo, quando de repente passou uma mulher gritando com o filho (que provavelmente tem uns 6 anos), só que depois dos berros ela pegou o tamanco que usava e começou a bater na criança. Primeiro nas pernas, costas e, por último, na cabeça. Depois ela começou a esmurrá-lo.- Nossa meu coração cortou de dó da criança e ao saber que eu nada pude fazer por ele foi ainda pior. Depois de ler o seu texto fico pensando se essa criança está aprendendo a amar, respeitar, ser educado. Certamente que não. Aprendeu apenas o elementar como: comer, andar, sentar, falar.
    Agora qual será a reação dele daqui a alguns anos?
    As lagrimas, como você mesmo disse, fazem parte do nosso dia a dia. Esse dia eu chorei. Chorei por alguém que eu nem conheço. Na verdade chorei por um ser humano que estava sendo maltratado. Nem sei se isso tem muito a ver com seu texto, mas foi a chance que tive de falar sobre isso. Olha Gustavo quando nós nascemos, segundo a psicologia, temos a capacidade de aprender sempre. Ha uma teoria, a inatista, que diz que nascemos predestinados as coisas. Eu não concordo. Estamos sim, sempre, sujeitos a essa escola, a escola da vida.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Acabei de acordar e estou impressionada com meu sonho, pois foi muito real. Ainda posso ver as pessoas, reacoes e vozes. Sonhei que realizava um sonho impossivel meu: de cantar. Fazia um teste para o the x factor aonde o Simon, um dos jurados, via potencial em mim e tals... Posso me lembrar das palavras exatas de todos, e eu me via dps aparecendo no programa. O sonho foi longo, lembro os detalhes, palavras, pessoas ate que nao conheco poderia descrever. Enfim, sei que ele nao significa exatamente o que sonhei... Mas ainda to impressionada com os detalhes todos... Sera que tem algum significado? Sera que tem ligacao a minha carreira de atriz que deixei de lado e amo? Sera que nao tem nada a ver com nada? Isso mexeu comigo..

    ResponderExcluir

O que achou do texto? Seja sincero =]